Caminhão funcionando mal e tentando entender o código e os dados ao vivo que vejo... via OBD2.
LONGFT1 e LONGFT2 estão mostrando -82,8%. Acredito que sejam os 'long term fuel trims' e parece que ele acha que o motor está funcionando muito rico e reduzindo o combustível.
Mais preocupante é que a leitura do MAF é de 0,0 lbs/s, o que sugeriria um MAF falho. Troquei por um MAF mais antigo que eu tinha por perto há mais de 10 anos e que também registrou 0,0 lbs/s.
Dos 3 fios que entram no MAF - tenho 12V entre marrom-laranja e vermelho-preto e parece que o fio azul vai para a ECU.
Possibilidades:
1. O valor MAF não é realmente reportado via ODB2 e, portanto, é uma pista falsa a ser perseguida.
2. Ambos os sensores MAF estão ruins
3. O fio 'sensor' azul entre o plugue MAF e a ECU está danificado.
Alguém pode me ajudar a descartar o ponto 1. antes que eu vá para a toca do coelho 3. Você esperaria que o valor MAF aparecesse nos dados ao vivo, ou o fato de o scanner ter detectado um campo MAF e estar mostrando zero significa que ele está realmente sendo enviado em vez de não ser suportado.
Uma pesquisa por P1179 aqui resultou em "substituí o filtro de combustível e resolveu" - mas isso não faria sentido para mim, pois os enormes valores negativos de LONGFT1 sugerem que está muito rico em comparação com muito pobre.
Alguma outra teoria?
LONGFT1 e LONGFT2 estão mostrando -82,8%. Acredito que sejam os 'long term fuel trims' e parece que ele acha que o motor está funcionando muito rico e reduzindo o combustível.
Mais preocupante é que a leitura do MAF é de 0,0 lbs/s, o que sugeriria um MAF falho. Troquei por um MAF mais antigo que eu tinha por perto há mais de 10 anos e que também registrou 0,0 lbs/s.
Dos 3 fios que entram no MAF - tenho 12V entre marrom-laranja e vermelho-preto e parece que o fio azul vai para a ECU.
Possibilidades:
1. O valor MAF não é realmente reportado via ODB2 e, portanto, é uma pista falsa a ser perseguida.
2. Ambos os sensores MAF estão ruins
3. O fio 'sensor' azul entre o plugue MAF e a ECU está danificado.
Alguém pode me ajudar a descartar o ponto 1. antes que eu vá para a toca do coelho 3. Você esperaria que o valor MAF aparecesse nos dados ao vivo, ou o fato de o scanner ter detectado um campo MAF e estar mostrando zero significa que ele está realmente sendo enviado em vez de não ser suportado.
Uma pesquisa por P1179 aqui resultou em "substituí o filtro de combustível e resolveu" - mas isso não faria sentido para mim, pois os enormes valores negativos de LONGFT1 sugerem que está muito rico em comparação com muito pobre.
Alguma outra teoria?