Defender Source Forum banner

Solução de problemas de um P1179 em 97 NAS / GEMS

99 views 6 replies 4 participants last post by  carlosz  
#1 ·
Caminhão funcionando mal e tentando entender o código e os dados ao vivo que vejo... via OBD2.

LONGFT1 e LONGFT2 estão mostrando -82,8%. Acredito que sejam os 'long term fuel trims' e parece que ele acha que o motor está funcionando muito rico e reduzindo o combustível.

Mais preocupante é que a leitura do MAF é de 0,0 lbs/s, o que sugeriria um MAF falho. Troquei por um MAF mais antigo que eu tinha por perto há mais de 10 anos e que também registrou 0,0 lbs/s.

Dos 3 fios que entram no MAF - tenho 12V entre marrom-laranja e vermelho-preto e parece que o fio azul vai para a ECU.

Possibilidades:

1. O valor MAF não é realmente reportado via ODB2 e, portanto, é uma pista falsa a ser perseguida.
2. Ambos os sensores MAF estão ruins
3. O fio 'sensor' azul entre o plugue MAF e a ECU está danificado.

Alguém pode me ajudar a descartar o ponto 1. antes que eu vá para a toca do coelho 3. Você esperaria que o valor MAF aparecesse nos dados ao vivo, ou o fato de o scanner ter detectado um campo MAF e estar mostrando zero significa que ele está realmente sendo enviado em vez de não ser suportado.

Uma pesquisa por P1179 aqui resultou em "substituí o filtro de combustível e resolveu" - mas isso não faria sentido para mim, pois os enormes valores negativos de LONGFT1 sugerem que está muito rico em comparação com muito pobre.

Alguma outra teoria?

#5 ·
Há uma pequena mangueira de vácuo indo para o regulador de pressão de combustível na linha de combustível. Certifique-se de que não esteja rachada

olhe a carga do motor, não os valores do maf.

Eu acho que os valores do maf só estão disponíveis com software específico da Rover. O aplicativo Torque ou o que quer que seja não será capaz de chegar a isso usando o PID 01XX padrão.

se você alguma vez trocar MAFs ou TPS, você deve redefinir os valores adaptativos. Leva um tempo para a ECU acompanhar.
Olá @robertf - você é o mesmo cara que fez a ferramenta Android de reset GEM no DiscoWeb? Parece que não está mais na Playstore. Sou um Engenheiro de Software com muita experiência em aplicativos móveis, mas sem noção de programação de ECU de baixo nível. Se você precisar de alguém para ajudar a ressuscitá-lo e tentar agrupar uma versão iOS e Android na mesma base de código, me avise - talvez eu tenha tempo para ajudar com isso. Tentei te enviar uma DM, mas não consigo - sinta-se à vontade para me enviar uma DM se estiver interessado...

#4 ·
Sim - acho que o MAF não reporta via obd2. Recebo voltagem no fio azul-verde:

0,26v em ac2
1,9 em marcha lenta
2,26 com rotações

e confirmei a conectividade com o plugue da ECU.

PVC removido e limpo. Mangueira de PVC um pouco firme, mas em bom estado.

A mangueira pequena do coletor para o regulador de combustível está muito solta e frouxa no lado do coletor. Talvez essa seja a pista definitiva? Não parece tão especial - talvez uma mangueira de vácuo de 1/8" - suponho que posso usar mangueira a granel da Napa para ver se melhora?

#6 ·
Sim, sou eu. Sou um cara de porta serial Java, ainda não tive tempo de aprender a linguagem boba da Apple ou interfaces de beacon BLE para os novos scanners Bluetooth de nova geração.

O Google me enviou um monte de documentos legais para preencher para mantê-lo na Play Store, e nesse ponto perdi o interesse.

#7 ·
Sim, o OBD2 reporta TODAS as funções do motor para a ECU, incluindo MAF. Estes motores são muito propensos a fugas de vácuo, exigindo a substituição da junta do coletor de admissão e das juntas da tampa das válvulas, bem como das linhas de vácuo. O último Defender a chegar às costas dos EUA tem agora 25 anos, independentemente da quilometragem, os componentes deterioram-se com o tempo.